Segunda-feira, 13 de Maio de 2013

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publicado por marianices às 15:09

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Sexta-feira, 1 de Março de 2013

Faça musculação

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Faça musculação

A musculação é, hoje, uma das atividades mais recomendadas, seja para quem quer emagrecer, aumentar ou definir a musculatura, como também, evitar lesões e até tratá-las. Com a prática desse exercício, além de ficar "sarado" e com um corpo forte, você ficará saudável e bonito.

Infelizmente, muitas pessoas evitam fazer exercícios com peso, pois apresentam receio e até medo de ficarem musculosas demais.


Saiba que você somente ganhará músculos volumosos se você quiser, por isso é importante uma boa orientação, que esteja de acordo com o seu interesse e necessidade.
Veja alguns benefícios que a musculação pode trazer:

Praticando musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos, você irá modelar o seu corpo, deixando-o mais firme e bonito. A gordura é disforme e em excesso deixa o seu corpo deformado. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.
Através da musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, pois irá fortalecer os músculos, tornando uma pessoa mais forte. Ao treinar, você estará exercitando não só o corpo, mas também seu cérebro que fica mais eficiente no comando da massa muscular.
A musculação torna o coração mais saudável. Até pouco tempo, apenas as atividades aeróbias eram recomendadas para a saúde cardíaca, mas isto vem mudando. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbios preparam o coração para atividades suaves e prolongadas. Quando a pessoa fortalece os músculos, a freqüência cardíaca e a pressão arterial sobem menos com o esforço.
A musculação melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas é relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade. Assim sendo, o trabalho com peso é indicado nestes casos, pois os músculos (que sustentam os ossos) se tornam mais resistentes.
Você vai melhorar a sua auto-estima, ficando mais bonita, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesma.
Melhora o sono e o bem estar. Depois de fazer uma atividade aeróbia é normal você se sentir mais ágil e disposta. Daí para dormir bem é muito fácil.
A musculação rejuvenesce e mantém você jovem. A partir dos 30 anos, nós começamos a perder massa muscular e podemos chegar a perder 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação, retarda este envelhecimento. A perda muscular é amenizada para quem faz exercícios com peso.
A musculação ajuda a emagrecer. Todos os exercícios ajudam na perda de peso, em todos há um gasto calórico, uns menos, outros mais. A longo prazo, os exercícios com peso, apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal.
Com a musculação, você vai amenizar, e muito, a celulite, pois aumentando a massa muscular, sua pele (em cima do músculo) fica mais lisa. A redução da gordura não melhora a aparência da pele. Ela pode ficar flácida e cheia de furinhos, mas se você fizer exercícios com pesos, evitará a flacidez e definirá os músculos, minimizando a celulite.
Você pode evitar doenças, entre elas:

Osteoporose - A musculação estimula a produção de células ósseas fixando cálcio e aumentando a densidade óssea. Atividades aeróbias de impacto , como a corrida, também oferecem este benefício, mas os exercícios com peso são mais seguros para as articulações.

Artrose (desgaste das articulações) - Quando os músculos são fortalecidos, propiciam maior estabilidade as articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.

Diabetes - Quanto maior é a massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que em excesso no sangue causa o diabetes).

Mas atenção! Intercale os dias de exercícios com peso, com exercícios aeróbios e faça alongamentos antes e depois das atividades.
1- Os treinos de musculação tonificam seus músculos e aumentam seu metabolismo, fazendo com que você queime mais calorias por dia. Você vai queimar mais calorias mesmo enquanto estiver dormindo.
2- A musculação aumenta nossa energia.
3- A musculação traz um efeito positivo a quase todos os músculos de seu corpo.
4- A musculação fortalece os ossos e reduz o risco de desenvolver osteoporose.
5- O treinamento com pesos melhora a resistência muscular.
6- Os treinos de musculação te fazem mais forte e fornecem mais confiança para desenvolver as atividades diárias.
7- A musculação ajuda a prevenir lesões na coluna vertebral.

8- O treinamento com pesos diminui a pressão arterial em repouso.
9- A musculação diminui o risco de desenvolver diabetes em adultos.
10- Os treinos de musculação ajudam na digestão, prevenindo algumas doenças.
11- O treinamento com pesos melhora a sua postura.
12- A musculação melhora o funcionamento do seu sistema imunológico.
13- O treinamento com pesos reduz a frequência cardíaca em repouso, um sinal de um coração mais eficiente.
14- Os treinos de musculação melhoram o seu equilíbrio e coordenação.
15- A musculação eleva o seu humor.
Referências: fitnessandfreebies.com

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publicado por marianices às 09:58

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Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013

Fit Pump

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Fit Pump
Fit Pump
O Fit Pump é uma aula com pesos que fortalece e tonifica todo o corpo. Este treino de 50 A 60 minutos trabalha todos os principais grupos musculares através dos melhores exercícios da sala de musculação, como os agachamentos, os presses, as elevações e os curls.

A música excelente e a sua própria escolha de pesos inspiram-no a alcançar resultados que procura de forma muito rápida.

O Fit Pump fará com que se sinta mais forte e confiante, poderoso, sentir-se desafiado, uma sensação de realização.

O Fit Pump queima até 600 calorias por aula, ajudando a perder gordura; aumentar a sua força e resistência muscular; melhorar a sua condição física geral; dar forma e tonificar os seus músculos; melhorar a sua densidade óssea e proporcionar-lhe uma sensação de sucesso.
Benefícios

Pode-se esperar grandes gastos calóricos nesta aula, além de uma rápida melhora na resistência muscular localizada, postura e aumento na força muscular de todo o corpo.
É uma actividade para todos os níveis de condicionamento físico que, além de tudo, atrai alunos do sexo masculino, contentes em praticar uma actividade simples, eficiente e que não tem semelhança com a dança.
Resultados rápidos:

Melhora a postura
Melhora a força
Melhora a resistência muscular localizada
Auxilia a queima de gordura
Previne contra a osteoporose
Fonte: fitness Angola



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publicado por marianices às 16:53

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Ginástica localizada

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Ginástica localizada
São exercícios realizados para manter, desenvolver e melhorar a força e a resistência de um músculo ou músculos determinados. (Isso servirá de base para outros exercícios, tais como a aeróbica e a musculação).

Quando um movimento exigir, na sua execução, o envolvimento de 1/6 a 1/7 do total da musculatura esquelética, ele é localizado, dependendo, em primeiro lugar, do metabolismo local.

Quando realizado várias vezes ou durante um período de tempo, necessita da capacidade motora denominada de resistência muscular localizada.

Contudo, não é sinónimo de musculação, pois na ginástica localizada só é possível a obtenção de um pequeno ganho de massa muscular.

Também não é sinónimo de exercícios aeróbicos que queimam mais gordura que os exercícios localizados, atendendo a que a gordura é a fonte principal de energia utilizada pelo nosso corpo nos exercícios físicos de baixa intensidade e de longa duração.
Uma sessão de ginástica localizada é faseada em :

Aquecimento (exercícios de aumento metabólico que deve ser lento e gradual);
Parte principal (são trabalhados os grandes grupos musculares);
Exercícios de solo (essencialmente exercícios para o abdómen, glúteos e adutores);
Relaxamento e volta à calma (desaceleração gradual dos parâmetros fisiológicos).
Há um treino em grupo, em primeiro lugar, em que executam todos os mesmos movimentos e exercícios, posteriormente, os alunos, em fila, vão realizar exercícios destinados aos vários grupos musculares, percorrendo as várias estações pré-determinadas.

Podem ser utilizados materiais como halteres, barras com anilhas, barras fixas e paralelas, steps, caneleiras, … Graças à criatividade do professor poderão ser criadas rotinas de exercícios. Os exercícios mais utilizados na ginástica localizada são os utilizados nas séries de musculação, com a diferença do descanso ativo, mais utilizado na ginástica localizada. Esta recuperação ativa, sob aspetos metabólicos, proporciona mais efeitos que a musculação. Proporciona o resultado final de um corpo mais seco, com menos “gordurinhas”.

Nesta atividade, o ritmo é muito importante. Assim, o recurso à música (não é obrigatório) torna o exercício mais agradável, como se o aluno estivesse a interagir com ela, cadenciando o exercício, tal como na aeróbica.

Com a ginástica localizada, é possível:

- melhorar a postura, treinando o corpo de forma equilibrada;

- aumentar a massa muscular de forma proporcional que equilibra estética e funcionalmente, em termos de harmonia, agilidade e flexibilidade;

- auxiliar a reduzir e a amortecer lesões do quotidiano ou dos esforços normais, tais como transportar compras, brincar ou carregar com os filhos ou praticar desportos. Os músculos ficam mais fortes e protegem tendões e ligamentos. Há uma melhoria no condicionamento físico e na resistência muscular localizada;

- preservar a massa muscular. Há um fortalecimento dos músculos, e mais massa gorda é perdida, com diminuição percentual de gordura, menor flacidez, uma perda de peso gradual e um emagrecimento saudável;

- modelar o corpo;

- melhorar o estado geral da saúde física, com fortalecimento dos glúteos, inclusivamente, e diminuição das inestéticas “gordurinhas” localizadas. Com esse objetivo, deve-se trabalhar com baixa frequência cardíaca, mas durante mais tempo;

- melhorar a disposição de espírito com aumento da autoestima e do bem-estar emocional;

- auxiliar o sistema cardiorrespiratório (a média da frequência cardíaca é muito alta);

- prevenir as alterações metabólicas que acompanham o envelhecimento;
Cada vez mais as pessoas procuram os benefícios estéticos e esculturais proporcionados por estes trabalhos resistidos com pesos.

Mas há que trabalhar, a um nível inicial, com o auxílio de um professor para orientar os novos pupilos neste tipo de exercícios da ginástica localizada. Há que conhecer as técnicas dos exercícios, as técnicas posturais e a execução dos movimentos corretos, sob pena de um desequilíbrio, trabalhando mais uma ou outra parte do corpo.

O aumento da carga deve ser progressivo e racional. Para tal, a disciplina, a técnica de execução e a qualidade do trabalho são mais importantes que uma carga excessiva. A sobrecarga apropriada para cada aluno está dependente das variáveis intensidade, duração e frequência.
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publicado por marianices às 16:32

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GAP

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GAP



Quer uns gluteos, abdominais e pernas perfeitas? Esta é sem duvida uma modalidade que PRECISA de fazer
5 motivos porque deve fazer esta aula:

A atividade é boa para emagrecer, modelar o corpo e ficar em forma.

São inúmeros os benefícios da aula de GAP, pois este exercício trabalha Glúteos, Abdomen e Pernas, favorece na estética, como por exemplo: o fim da flacidez e da celulite, pernas bonitas e torneadas, abdomen de tanquinho, bumbum redondo e firme, sem contar que fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose, sendo muito indicado também para mulheres em fase de menopausa, porém os benefícios desta aula vão além da estética e envolvem auto-confiança, auto-estima, melhora da capacidade cárdio-respiratória, dentre outros.

Veja 5 motivos:
1. A aula trabalha glúteos, abdome e pernas. Tudo o que a gente quer deixar durinho e no lugar

2. Com os exercícios propostos é possível eliminar até 350 calorias em 40 minutos.

3. Os resultados são rápidos: em um mês já dá para perceber mudanças no corpo.

4. As cargas utilizadas podem ser adequadas ao nível e às necessidades de cada aluna.

5. Favorece a performance em outras atividades, como corrida e natação.



Mais Gap, mais gap
Aula destinada a trabalhar exclusivamente os glúteos, abdominais e pernas, através de exercícios que irão proporcionar um ambiente completo a estes três grupos musculares.

É uma actividade colectiva muscular que visa a melhoria da estética e da saúde.

Engloba o conjunto de métodos e procedimentos que visam treinar o aparelho locomotor do atleta e a interacção neuromuscular, de forma a provocar adaptações ao nível do músculo ou grupo muscular e, desta forma, permitir uma melhor performance desportiva.

Baseia-se na aplicação de cargas localizadas objectivando efeitos também localizados no desenvolvimento da força, hipertrofia, potência muscular e resistência muscular exclusivamente nestes três grupos musculares, Glúteos, Abdominais e Pernas.






Benefícios
Prevenção da osteopénia (pré-osteoporose) e osteoporose
Controlo do peso corporal
Preservação da capacidade funcional e melhoria da estabilidade dinâmica
Contribuição para o bem-estar psicológico (gestão do stress)
Redução do efeito da gravidade e o aumento da funcionalidade muscular
A diminuição da incidência de problemas da região lombar (lombalgias)
A melhoria da capacidade de recuperação
A prevenção de lesões
O auxílio na redução dos níveis de gordura corporal
A melhoria da postura
A preservação da massa muscular em idades avançadas
A melhoria da aparência
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publicado por marianices às 16:20

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Beneficios do Fit Jump

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Beneficios do Fit Jump
O Fit Jump é um programa de condição física, baseado na utilização de um mini trampolim. O programa Jump é pré-coreografado, ou seja, cada aula é previamente preparada, estruturada e criteriosamente elaborada, e que possa estar de acordo com os mais rigorosos padrões de exigência técnica e de segurança.

A selecção e sequência dos movimentos utilizados, desde o aquecimento até ao final da aula são predeterminadas.

O Jump é uma actividade muito divertida e permite que todos possam participar nas aulas, já que os movimentos executados nas coreografias são muito fáceis.

A cada movimento vertical, os pés tocam na superfície do mini trampolim que é flexível, e que portanto diminui o stress articular normalmente causado pelo impacto dos pés com as superfícies sólidas e rígidas.

Benefícios decorrentes poderão ser inúmeros:
Melhoria da resistência cardiovascular e composição corporal
Melhoria da circulação sanguínea, do sistema linfático e combate à celulite
Baixo risco de lesões
Prevenção e tratamento da osteoporose
Fortalecimento do aparelho motor de sustentação
Grande poder de motivação e relaxamento
Além de excelente meio de exercício, o Jump também é utilizado por muitos como forma de reabilitação fisioterapeutica.


Em Luanda só conheço o fitness com esta modalidade

Fonte: fitness Angola


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publicado por marianices às 16:11

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Beneficios do spinning

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> Beneficios do spinning
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> O Spinning é uma aula praticada em grupo onde uma bicicleta ergométrica desenhada especialmente para a modalidade lhe permite ajustar a resistência da pedalada de acordo com o nível de treinamento individual.
>
> O Spinning traz uma série de benefícios. Não só é uma ótima maneira de queimar gordura (tornando um programa de emagrecimento muito mais eficaz) como também ajuda a tonificar uma série de músculos, com ênfase nos membros inferiores, além de ser uma ótima opção para a prática de exercícios de alta intensidade.
>
> O Spinning surgiu da necessidade de manutenção da prática de exercícios específicos pelos ciclistas, a fim de não interromper os treinos durante o mau tempo, permitindo assim a continuidade dos treinamentos dentro de casa.
>
> Além de oferecer benefícios de condicionamento cardiovascular semelhantes aos da corrida, o Spinning pode ser feito por pessoas que não gostam de correr ou por aquelas que têm problemas ortopédicos que os impedem de fazê-lo. Estudos indicam que uma hora de Spinning, equivale a duas horas a saltar à corda ou a quatro horas de caminhada.
>
> Além de emagrecer e melhorar o fôlego, enrijece pernas e bumbum. O abdômen também recebe os benefícios, sendo fortalecido para sustentar o corpo na postura correta durante toda a prática.
>
> Durante a aula, orientados integralmente por um profissional qualificado, os alunos simulam percursos diferentes, desde montanhas imaginárias, dando um gás nas retas e descidas que se acompanham às vezes em pé aplicando uma maior resistência à pedalada, às vezes sentando-se e inclinado o corpo à frente e aliviando o peso através do registro de regulagem existente no quadro da bicicleta. Muitas outras combinações podem ser aplicadas ao longo do percurso.
>
> O treino é pesado, por isso é indicado o uso de toalha para limpar o suor e uma garrafinha com água ou repositor energético para se hidratar durante a atividade. As mulheres chegam a gastar algo em torno de 600 calorias, enquanto os homens podem chegar a perder 900 calorias por aula, que ao final ainda são complementadas com exercícios de alongamento. Tudo acompanhado de uma entusiástica música, selecionada exclusivamente para ajudar na cadência e desenvolvimento da atividade, o que torna sua prática muito mais prazerosa.
> Fonte: cia da ginastica
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> Em Luanda pode encontrar essas aulas em várias academias mas as que eu conheço bem são o Fitness, a Io academima e o clube de saúde do hotel trópico.
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publicado por marianices às 16:02

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Beneficios da corrida

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Beneficios da corrida


Os benefícios da corrida vão muito além de um corpo bonito e perder peso

A corrida derrete gordura e aumenta a resistência. Ainda traz benefícios que você não vê e se espalham pelo corpo todo.

Exercita a cabeça
Os experts em exercício afirmam que toda atividade que exige foco e concentração é positiva do ponto de vista neurológico, porque estimula o raciocínio. "Correr regularmente também melhora a memória e outras funções cognitivas", completa o professor Guilherme Arnone.

Melhora o sono
Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugeriram a pessoas sedentárias e com difculdades para dormir que incluíssem na rotina trotes de 20 a 30 minutos dia sim, dia não. O resultado foi que o grupo reduziu pela metade o tempo para pegar no sono - e ainda aumentou em quase 60 minutos a quantidade de horas dormidas.

Previne doenças
Correr fortalece o sistema imunológico e eleva a produção de macrófagos, células que atacam bactérias e vírus. Um estudo da Universidade Estadual Appalachian, nos Estados Unidos, comprovou que o trabalho dessas células é mais efcaz no momento em que o corpo está em atividade, quando elas circulam mais depressa pelo organismo.

Aumenta a autoestima
Um estudo realizado por neurologistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, comprovou que há mais ligações de receptores de endorfna em quem corre do que em praticantes de outras atividades físicas. Sem contar que o fato de conseguir evoluir um pouquinho a cada dia faz muito bem para a autoconfiança.

Deixa o coração resistente
A corrida melhora o fluxo sanguíneo nas coronárias (artérias que irrigam o coração) e estimula a capacidade de contração do músculo cardíaco.
Tudo isso afasta o risco de aterosclerose, que é o estreitamento de vasos devido a placas de gordura e que leva ao enfarto.

Atenção, peça água!
Quando você corre, perde líquido e sais minerais por causa da transpiração. Por isso, é preciso fcar atenta à hidratação durante o exercício. Para treinos que duram até 60 minutos, beber água (pequenos goles a cada 20 minutos) é sufciente.
Fonte: revista Boa forma








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publicado por marianices às 15:37

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Sábado, 16 de Fevereiro de 2013

Benefícios das sementes de linhaça

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Aqui em Luanda costumo compra-lãs na casa dos frescos ou na jofrabo. Vale a pena pelos benefícios
Os benefícios da Semente de Linhaça
A semente de linhaça é considerada um alimento funcional, ou seja, contém, além dos seus nutrientes básicos, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças. O seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Na composição da semente de linhaça estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordos polinsaturados (Ómega 3 e Ómega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ómega 3 existente na natureza.
Vários centros de investigação, têm focado a sua atenção no papel desta semente na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas.

Benefícios:

Vitalidade Física:
A linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular. Os músculos recuperam melhor da fadiga do exercício.

Emagrecimento:
Aumenta a saciedade, por conter grandes quantidades de fibra dietética, tem cinco vezes mais fibra que a aveia.

Combate o Cancro:
A semente de linhaça contém 27 componentes anti-cancerígenos , um deles é a LIGNINA.
A semente de linhaça contém 100 vezes mais Lignina que outros grãos integrais. Nenhum outro vegetal conhecido até agora iguala essas propriedades. Recomenda-se a combinação de semente de linhaça moída com queijo fresco baixo em calorias.

Pele e Cabelo:
Com o consumo regular de sementes de linhaça a pele fica mais suave . É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. É ideal para problemas na pele , tais como: psoríase e eczema .

Sistema Digestivo:
É um laxante por excelência. Previne o aparecimento de divertículos nas paredes do intestino. Elimina toxinas e contaminadores.
Sistema Nervoso:
As pessoas que consomem linhaça sentem uma sensação de calma.
Ideal para pessoas que trabalham sob pressão.
Doenças Inflamatórias:
O consumo de linhaça diminui as condições inflamatórias de todo tipo.
Retenção de Líquidos:
O consumo regular de linhaça, ajuda os rins a excretar água e sódio.
Sistema Imunológico:
A linhaça parece fortalecer o sistema imunitário.

Sistema Cardiovascular:
É ideal para ajudar a tratar a arteriosclerose, elimina o colesterol aderido nas artérias, esclerose múltipla, trombose coronária alta pressão arterial, arritmia cardíaca , aumentar as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
É excelente para regular o mau colesterol.

Funcionamento Intestinal:
Para a melhorar o funcionamento intestinal: coloque 1 colher (sopa) de semente de linhaça em ½ copo de água e deixe por 12 horas. Retire as sementes e tome a água em jejum pela manhã.
Para evitar o desperdício as sementes podem ser adicionadas sobre saladas, iogurtes..

Para o auxílio na redução do mau colesterol:
Para o auxílio na redução de colesterol. Consuma diariamente 1 colher (sopa) de semente de linhaça preferencialmente triturada sobre os alimentos. Evite que as sementes passem por processos térmicos de aquecimento para que sua gordura boa não oxide.

A dose ideal de linhaça deve ser de 2 colheres de sopa por dia em sopas, iorgurtes, saladas etc...
publicado por marianices às 17:56

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Lanche saudável

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Quem pensa que p se comer saudavelmente é preciso obrigatoriamente privarmo-nos dos prazeres da vida, engana-se. Também eu pensava assim e provavelmente por isso demorei tanto tempo a tomar a decisão de o fazer. O segredo é fazer substituições inteligentes
Neste momento, antes de ir treinar, estou a desfrutar de um lanche delicioso. Cereais all bran ( maioritariamente fibras que comprei no Kero mas há noutros sítios em Luanda) com meia banana, uma colher de mel e uma colher de sementes de linhaça ( comprei na casa dos frescos do Atlântico ).
Sinceramente uma maravilha. De verdade que prefiro isto hoje do que chocolate ou chocapic, ou outra coisa qualquer.

Vou começar a dizer onde compro alguns dos alimentos que consumo (aqueles que às vezes são difíceis de encontrar) para facilitar a vida de alguns leitores que queiram comprar já que por vezes há coisas simples que procuro e tenho dificuldade de encontrar.



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publicado por marianices às 17:54

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